Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Para cada tipo, um preço de Cerâmica

Essa extensa família de produtos tem características técnicas que originam cinco grupos cerâmicos: porcelanato, grés, semigrés, semiporoso e poroso. Tais denominações, pouco conhecidas por vendedores e consumidores, compõem uma classificação mais técnica. Na compra, os preços variam de fato segundo as duas categorias abaixo.

PORCELANATO - É um tipo superior de cerâmica, com um nível máximo de qualidade que o coloca quase numa categoria à parte. Difere das demais pelo processo de produção (alta compactação e queima em ciclos rápidos e temperaturas elevadas) e pelas matérias-primas de alta qualidade - massa ultra resistente, que não absorve água (menos de 0,5%). também conhecido como grés porcelanato ou grés porcelânico, tem três classificações:

a) Natural: feito de massa porcelânica, sem esmalte ou acabamento.

b) Esmaltado: tem biscoito de massa porcelânica, que recebe uma camada de esmalte especial na superfície antes da queima

c) Polido: após a queima o produto feito de massa porcelânica recebe polimento, que dá à superfície uma aparência vitrificada. Mais sensível a manchas e riscos.

CERÂMICAS ESMALTADAS - Esse grupo envolve todas as outras cerâmicas e se divide em dois subgrupos, determinados pelo modo de produção:

a) Fabricação via seca: as matérias-primas são misturadas sem água e, imediatamente depois, prensadas, esmaltadas e queimadas. O resultado é uma cerâmica com menor resistência e maior absorção de água. Geralmente as peças apresentam bases vermelhas.

b) Fabricação via úmida: método de produção tradicional em que as matérias-primas são misturadas com água e, logo depois, transformadas em microgrãos. Só então se fazem a prensagem, a esmaltação e a queima. Como a fabricação consome muita energia, o produto sai mais caro, porém muito mais resistente.

 
Todos os direitos reservados ® L. Torquato Representações - 2007
brunofagundes.com